Perante um contexto marcado pelo impacto da pandemia COVID-19, as consequentes alterações impostas a nível de metodologias de trabalho e novas necessidades identificadas no mercado, a KCS IT procurou adaptar-se e ser resiliente. A estratégia seguida de melhoria e reestruturação de serviços e criação de novos departamentos permite olhar para este ano com otimismo, acompanhando a retoma económica, o investimento em IT e a conquista de novos projetos já verificada no último trimestre de 2020, e definir metas de faturação de 16M€.
A estratégia seguida para responder aos desafios encontrados nos últimos meses passou por três eixos: (i) teletrabalho, através da utilização da tecnologia em prol de uma nova forma de trabalho e interação com a equipa e com clientes; (ii) proximidade com a equipa, assegurando o trabalho numa lógica de proximidade e união, não obstante a distância física; (iii) reestruturação, de serviços e da forma como a consultora se apresenta junto dos clientes.
Como explica Tiago Farinha, Diretor Geral da KCS IT, “nunca duvidámos que íamos conseguir ultrapassar os desafios de 2020. Tivemos de tomar decisões que hoje, em retrospetiva, verificamos terem-se relevado as mais acertadas. As expetativas relativamente a este ano já estão a ser superadas: tivemos um primeiro trimestre muito interessante, de recuperação, com uma sensação positiva relativamente à forma como o mercado está a evoluir e às nossas perspetivas de atividade, enquadradas na tendência de crescimento verificada nos últimos anos.”
“O rumo a seguir já está identificado, quer a nível interno, com um esforço de retenção de Talento e proximidade à nossa equipa, quer externo, com metas de crescimento, adaptação ao mercado e inovação na oferta disponibilizada”, acrescenta.
Entre as apostas para crescer em 2021 contam-se a agregação de um conjunto de serviços numa nova business unit dedicada à Consultoria. Esta visa responder a um mercado com necessidades crescentes e diversas, fruto da evolução das organizações e das tecnologias que as suportam. Neste sentido, os modelos de resposta e de serviço têm de ser adaptados a novas exigências e encapsulados em formatos flexíveis, multidisciplinares e aptos para realizar a entrega adequada de projetos aos clientes.
O foco passa também pelo “hub” tecnológico Terceira Tech Island. A KCS IT espera estar aqui a breve trecho dotada de uma unidade de inovação tecnológica, com um roadmap de projetos de R&D tendo em vista a produtização e a comercialização de serviços de apoio à inovação e ao R&D.
Num momento em que a relação com os colaboradores se encontra em transformação e redefinição a gestão do Talento é, igualmente, uma preocupação fundamental. Ao departamento de People & Talent da KCS IT cabe a responsabilidade de implementar os processos para garantir um acompanhamento cada vez mais próximo de cada Consultor, apostar no seu crescimento profissional, identificar e apoiar o seu desenvolvimento de carreira e competências, potenciar a possibilidade de participação em projetos de referência a nível nacional e internacional e facultar oportunidades de formação e certificação em áreas diversas.
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