Artigo de opinião assinado por Felipe Sales, Business Manager da KCS iT, publicado na edição de dezembro (386) da revista Hipersuper e na sua plataforma online.
O consumo online no mercado português está em alta como nunca. Os números comprovam e a necessidade, por razões óbvias, é premente.
As empresas foram obrigadas a correr para o digital e, por pressa ou falta de planeamento estratégico, nem todas as investidas estão a correr bem.
Na mesma velocidade, estão a aumentar o número de reclamações e clientes insatisfeitos com as compras online. E os motivos são vários: atraso nas entregas, produtos comprados indisponíveis, valores de portes elevados, falta de feedback no pós-venda e, principalmente, lojas online com usabilidade abaixo da crítica e a experiência do utilizador sendo desastrosa, principalmente para os novos compradores digitais.
A simples adoção de uma solução de e-commerce, principalmente para empresas tradicionais, definitivamente não se traduz num processo de transformação digital.
Conforme amplamente difundido, a transformação digital começa pela alteração no paradigma cultural da empresa e dos seus processos sendo as pessoas um ponto crucial neste caminho sem regresso e que pode levar até alguns anos para ser concluído.
Soluções de e-commerce gratuitas ou até “in-house” podem funcionar, dependendo da dimensão da empresa, se toda a operação logística estiver preparada para tal. Desde fornecedores, separação de encomendas, embalamento, faturação e envio tudo depende do físico e de processos alinhados e testados ao maior stress. Entretanto nem as mais complexas e caras soluções de e-commerce do mercado são capazes de garantir o sucesso desta empreitada sem que todas as áreas da empresa estejam prontas para tal.
Ficar de fora deste movimento pode levar uma empresa à derrocada, mas enfrentar este desafio sem conhecimento dos obstáculos e disposição para superá-los pode ser ainda mais desastroso e acarretar grandes prejuízos financeiros e a imagem da empresa.
Antes de iniciar a pesquisa pela solução mais adequada ao negócio, é preciso olhar para dentro e analisar a maturidade dos processos e garantir que os mesmos se adequem à dinâmica do digital.
Por último, mas não menos importante o marketing digital é um dos principais pilares para o sucesso de uma loja online, é necessário definir e conhecer o público-alvo. Há que atraí-lo da melhor forma e desenvolver uma estratégia de criação de conteúdo que aumente a afinidade dos clientes com a marca e, consequentemente, o consumo online.
Volto à minha questão inicial: o e-commerce a qualquer preço vale mesmo a pena?