Compromisso com a Sustentabilidade

por em 22/04/2021
A KCS IT integra o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, assumindo o seu papel no que toca à responsabilidade ambiental e à redução da pegada ecológica. A empresa de Inovação e Tecnologia compromete-se a implementar, até 2030, um conjunto de medidas que a torne numa empresa mais verde, sustentável e consciente.

As medidas com as quais a KCS IT se comprometeu abrangem áreas diversas, que incluem questões relacionadas com a Energia, Economia Circular, Cidadania e Mobilidade. Estas ações irão ser implementadas e reportadas à organização da iniciativa, existindo objetivos anuais que têm de ser cumpridos.

Entre as medidas concretas desenhadas pela empresa de Inovação e Tecnologia contam-se:
- Instalação de iluminação LED em todos os edifícios (interior e exterior, se aplicável)
- Eliminar a utilização de plásticos de utilização única
- Aumentar, até 2030, o envio de resíduos para reciclagem em 50%, face a 2020
- Promover a aquisição de materiais e produtos sustentáveis certificados, de baixo carbono na cadeia de produção e, sempre que possível, de origem local
- Reduzir, até 2030, os resíduos sólidos urbanos produzidos em 50%, face a 2020
- Comunicar as metas da cidade nos canais de comunicação da empresa, internos e externos
- Divulgar pelos colaboradores e/ou associados os objetivos de Lisboa relativos ao ambiente e ação climática
- Aumentar a promoção de veículos elétricos em frotas de veículos de uso privado e em frotas operacionais
- Disponibilizar instalações para cuidados pessoais (por exemplo, chuveiros) para aqueles que usam soluções de micro mobilidade (exemplo da bicicleta) para as deslocações casa-trabalho
- Disponibilizar lugares de estacionamento para bicicletas e motas
- Garantir o espaço disponível e incentivar reuniões à distância.

A iniciativa acontece integrada na subscrição do município de Lisboa do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, perante a qual a cidade se compromete com os objetivos do Acordo de Paris, a adesão à Rede de Liderança Climática das C40 Cities e a implementação do Plano de Ação para as Energias Sustentável e o Clima (PAESC).

Para posicionar Lisboa na linha da frente da concretização de uma agenda pela Sustentabilidade, surge a necessidade de envolver stakeholders e trabalhar como um todo. Daí o lançamento deste desafio à cidade, às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, no sentido de assumir o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030 com uma agenda ambiciosa para a próxima década.

Notícias Relacionadas